O medo de escuro!
- Lorena Bezerra

- 25 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
"Eu não posso ver nada na escuridão! Eu vou deslizar sob minhas cobertas e gritar para a minha mãe! Será que ela vai acordar? "

Este livro trata o assunto de medo, como enfrentá-lo e pedir ajuda.
É na hora de ir para a cama que o medo costuma se apresentar de forma mais evidente devido a fatores que os levam à se se sentirem desprotegido por ter de ficar separado dos pais e porque assim que as luzes se apagam tudo o que é visível e que ele conhece "desaparece".Os medos de uma criança são reais, ainda que os monstros não sejam! Desacreditá-los e desvalorizá-los só fará que seu filho deixe de compartilhar o medo com você.O papel dos pais é fundamental, pois você precisa fazer com que ela acredite que vai funcionar e juntos vocês irão combater o imaginário "do mal"; com o imaginário "do bem".
Todos sentimos medo de alguma coisa na infância. Podem ser monstros debaixo da cama, escuro, trovoadas ou animais. O medo é uma importante emoção humana que ativa sinais de alerta no corpo diante de perigo (real ou imaginário) e é também uma importante fase no desenvolvimento afetivo.
A forma como o adulto reage a uma situação de risco, dá a criança a noção do perigo real ali contido. Então, se por exemplo, ao chorar de medo de trovões, o pai ou a mãe acalma o pequeno, lhe explicando que aquilo é apenas um fenômeno da natureza e que embora faça barulho não vai lhe atingir, a criança tende a relaxar e reagir melhor a cada chuva. Já se o adulto sente também medo da situação este sentimento tende a se intensificar na criança.
O medo de monstros embaixo da cama, ou dentro do armário, é muito comum entre os 4 e 9 anos de idade. No escuro do quarto, onde qualquer barulhinho se torna rugido de monstro e uma cortina esvoaçando pode ser algum ser mágico do imaginário popular se movendo. Algumas crianças chegam a ter dificuldades para dormir nesta fase e em casos extremos podem até passar a ter problemas de aprendizado.
Uma forma legal de os pais lidarem bem com a situação é demonstrar coragem e certificar-se junto coma criança de que não há nada escondido no quarto, com paciência e interesse real. Se mesmo isto não convencer, você pode fazer em casa, esta ideia simples, o ‼spray anti-monstro‼ e garantir a noite de sono tranquila dos pequenos.Para fazer esse super spray mágico, pegue um borrifador daqueles que encontramos em lojas de variedades, o tamanho fica à sua escolha e cole uma etiqueta divertida ao estilo "Xô monstro", "tchau monstro" ou com a galerinha mais velhas peça que eles mesmo desenhem suas etiquetas com as criaturas da noite que precisam ser eliminadas.A ideia é encher a vasilha com água, mas se possível acrescente algumas folhinhas de alecrim ou camomila para dar cheiro e ajudar a acalmar. Evite que as crianças vejam você enchendo o vasilhame para que não perca o encanto! Depois de pronto é só certificar-se de que não há nada embaixo da cama, nos armários ou em qualquer outro lugar se os monstrinhos se escondam e permitir que a criança borrife a “solução mágica” transformando tudo em uma brincadeira até que eles consigam entender que queles monstrinhos vivem apenas no imaginário deles!!!
E aí, gostou da ideia!?! Depois me conta como foi fazer isso com a molecada!!!
O.b.s.: Caso queria turbinar o "Xô monstro", monte um "kit espanta monstro" adicionando nele uma lanterninha!!! Use-a para procurar os monstros no processo de busca para borrifar o spray! É muito legal ao ir procurando os monstros ir dando nome as coisas que vemos e iluminando para a crianças verem que as roupas penduradas no cabide, são apenas roupas, que as ursinhos na prateleira são aqueles ursinhos que a criança tanto gosta e por aí vai!

onstro








Comentários